quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Esses dias encontrei meu iniciador, literariamente falando.O livro no qual aprendi a apreciar linhas,palavras dispostas sob meus olhos.
   Não tenho vergonha de declarar que  isso aconteceu quando eu tinha 12 anos,digo isso sem tanta certeza, por que minha memória é traiçoeira, seu prazer é voltar-se contra mim,quando possível, diariamente, quando não, ela fica um pouco tristonha ,porém não deixa de pregar suas peças.
   De qualquer modo me deparei com ele, e com isso assaltou-me um saudosismo enorme, lembranças apareceram fragmentadas, sem data,apenas me remetendo a um tempo mais simplório, sem grandes dificuldades. Esse livro é um símbolo disso para mim, lembra-me a facilidade da idade, exatamente, não recordada. Talvez mais que isso, a partir dele que meus rumos foram traçados de uma maneira mais linear, ou pode ser que eu esteja colocando muita carga em apenas um livro infanto-juvenil.
   Sei que eram esses tipos de livros que apreciava quando tinha a denominação dada a eles, não gostava de Machado De Assis, Graciliano Ramos. Clarice Lispector era uma incógnita que me dava pavor por não entender um de seus fluxos. Aparentemente esse pavor surge em muitos jovens obrigados a ler obras complexas. Logo que entrei para o colegial, com uma bagagem não tão grande de leituras, deparei-me que teria que ler “Dom Casmurro”, como se isso fosse simples para uma legião de jovens que procuram um botão para abrir um livro. Qualquer um pode questionar, realmente DC não é de dificuldade extrema para uns, mas isso é totalmente inerente a capacidade intelectual de cada aluno. O que fazer? Dar livros de base antes, obras simples, de fácil assimilação, isso era pra ser feito num Ensino Fundamental, porém ,se não o é , de nada adianta assustar jovens com clássicos e assim levá-los a odiar qualquer livro apenas pelo número de folhas que neste há.
   Fugi totalmente da minha proposta aqui,aliás, nem lembro dela mais, e sendo assim só me resta falar o nome do meu iniciador: “Mistério na Casa das Runas” de Luiz Galdino.
Se alguém que não é muito afeiçoado por leituras passa seus olhos por esse blog – eu sei que isso é contraditório – não se desespere, comece pelo fácil, que a partir dele tudo se simplificará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário